DISCUTINDO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EJA

Autores

  • Mariana Cassab UFJF
  • Marcia PPGE UFJF

Palavras-chave:

EJA, Avaliação, Currículo

Resumo

O trabalho tem como propósito socializar parte da experiência formativa desenvolvida no contexto do curso de extensão “A formação de educadores para EJA: juventudes e currículo”, ofertado, em 2022, de forma remota para profissionais da educação atuantes na modalidade EJA em diferentes territórios do país. Assim, por meio do debate sobre avaliação diagnóstica, e em face do referencial teórico de Paulo Freire, foi proposto um percurso pedagógico focado em problematizar o processo de construção curricular a partir do esforço de entender quem são os educandos e seus saberes.

 

 

Referências

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito à uma vida justa - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

BRASIL, MEC. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Avaliação e planejamento, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno4.pdf

CASSAB, Mariana. Algumas reflexões sobre o Planejamento e a Avaliação na área de Ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela. Vol.1. n.2, 2018. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208cassab.pdf

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.