DISCUTINDO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EJA
Palavras-chave:
EJA, Avaliação, CurrículoResumo
O trabalho tem como propósito socializar parte da experiência formativa desenvolvida no contexto do curso de extensão “A formação de educadores para EJA: juventudes e currículo”, ofertado, em 2022, de forma remota para profissionais da educação atuantes na modalidade EJA em diferentes territórios do país. Assim, por meio do debate sobre avaliação diagnóstica, e em face do referencial teórico de Paulo Freire, foi proposto um percurso pedagógico focado em problematizar o processo de construção curricular a partir do esforço de entender quem são os educandos e seus saberes.
Referências
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito à uma vida justa - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017
BRASIL, MEC. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Avaliação e planejamento, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno4.pdf
CASSAB, Mariana. Algumas reflexões sobre o Planejamento e a Avaliação na área de Ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela. Vol.1. n.2, 2018. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208cassab.pdf
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Cassab, Marcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.