DISCUTINDO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EJA

Autores

  • Mariana Cassab UFJF
  • Marcia Novaes PPGE UFJF

Palavras-chave:

Experiências de Formação;, extensão, Avaliação

Resumo

Com base em Paulo Freire e Cipriano Luckesi, a avaliação diagnóstica na EJA é abordada como uma dimensão importante do trabalho pedagógico engajado com a construção de currículos que considerem os saberes de experiência feito dos seus educandos. Assim, o texto partilha a experiência formativa que se desdobra em torno dessa temática no contexto de ações extensionistas dedicadas à formação permanente de profissionais da educação implicados com a modalidade.

Referências

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito à uma vida justa - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

BRASIL, MEC. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Avaliação e planejamento, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno4.pdf

CASSAB, Mariana. Algumas reflexões sobre o Planejamento e a Avaliação na área de Ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela. Vol.1. n.2, 2018. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208cassab.pdf

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.