BNCC E BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

BNCC e BNC-Formação Continuada de Professores:

Autores

  • Daniela Neto Oliveira Peixer Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú
  • Filomena Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense https://orcid.org/0000-0002-8275-7714

Palavras-chave:

BNCC, BNC- Formação continuada, Prática docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre as possíveis repercussões da BNCC e BNC-Formação Continuada sobre a formação continuada de professores da educação infantil das redes municipais de ensino. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa que abrangerá estudos bibliográficos e análise documental. Para a fundamentação teórica, nos amparamos em autores que discutem acerca das políticas neoliberais, particularmente daquelas relacionadas ao currículo da Educação Básica e da formação de professores. Quanto a análise documental nos propusemos analisar a partir da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Como resultados provisórios desta pesquisa em andamento, sinalizamos que há articulação e padronização das políticas educacionais para que se institua e fortaleça a pedagogia das competências sobre a formação das crianças e dos/as professores/as, retomando a lógica das políticas públicas conservadoras dos anos de 1990, que sob o viés neoliberal, defendem a meritocracia e promovem a formação de sujeitos alienados para servir aos interesses do sistema produtivo capitalista.

Biografia do Autor

Filomena , Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Exerceu a função de Integradora de Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de São Miguel do Oeste no período de 2005 à 2007 e de Supervisora de Educação Básica e Profissional nos anos de 2008 e 2009. De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC), o qual foi aprovado pela CAPES em 2018.Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação. Coordena o PPGE-IFC desde dezembro de 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de Educação, Educação Profissional, Ensino Médio e Formação de Professores. É membro e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.