BNCC E BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

BNCC E BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Daniela Neto Oliveira Peixer Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú

Palavras-chave:

BNCC, BNC- Formação continuada, Prática docente

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre as possíveis repercussões da BNCC e BNC-Formação Continuada sobre a formação continuada de professores da educação infantil das redes municipais de ensino.. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa que abrangerá estudos bibliográficos e análise documental. Para a fundamentação teórica, nos amparamos em autores que discutem acerca das políticas neoliberais, particularmente daquelas relacionadas ao currículo da Educação Básica e da formação de professores. Quanto a análise documental nos propusemos analisar a partir da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Como resultados provisórios desta pesquisa em andamento, sinalizamos que há articulação e padronização das políticas educacionais para que se institua e fortaleça a pedagogia das competências sobre a formação das crianças e dos/as professores/as, retomando a lógica das políticas públicas conservadoras dos anos de 1990, que sob o viés neoliberal, defendem a meritocracia e promovem a formação de sujeitos alienados para servir aos interesses do sistema produtivo capitalista.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.