BNCC E BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
BNCC E BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Palavras-chave:
BNCC, BNC- Formação continuada, Prática docenteResumo
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre as possíveis repercussões da BNCC e BNC-Formação Continuada sobre a formação continuada de professores da educação infantil das redes municipais de ensino.. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa que abrangerá estudos bibliográficos e análise documental. Para a fundamentação teórica, nos amparamos em autores que discutem acerca das políticas neoliberais, particularmente daquelas relacionadas ao currículo da Educação Básica e da formação de professores. Quanto a análise documental nos propusemos analisar a partir da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020 que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Como resultados provisórios desta pesquisa em andamento, sinalizamos que há articulação e padronização das políticas educacionais para que se institua e fortaleça a pedagogia das competências sobre a formação das crianças e dos/as professores/as, retomando a lógica das políticas públicas conservadoras dos anos de 1990, que sob o viés neoliberal, defendem a meritocracia e promovem a formação de sujeitos alienados para servir aos interesses do sistema produtivo capitalista.
Referências
BALL, S. J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal (Tradução de Janete Bridon, Ed.; UEPG). 2014.
BAZZO, SCHEIBE, L. (2019) De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Retratos Da Escola, 13(27), 669. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 de abril de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1, de 18 de fevereiro de 2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2022.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em 02 de junho de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 de junho de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 de março de 2022.
BRASIL. Resolução no 2, de 22 de dezembro de 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em 08 de abril de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 02 de junho de 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP No 1, de 27 de outubro de 2020 - Institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada) 2017. http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file. Acesso em: 05 de junho de 2022.
HYPÓLITO, Á. M. BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE. Retratos Da Escola, 13(25), 187.2019.
LIMA, SENA. Ivânia Paula Freitas de Souza. A pedagogia das competências na BNCC e na proposta da BNC de formação de professores: a grande cartada para uma adaptação massiva da educação à ideologia do capital (Antônio Marcos da Conceição Uchoa; Átila de Menezes Lima; Ivania Paula Freitas de Souza Sena (Orgs., Ed.; Editora FI, Vol. 2). 2020.
LUDKE, MENGA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas I Menga Lüdke, Marli E.D.A. André. - São Paulo: EPU, 1986
SILVA, K. A. C. P. C. da. Formação de professores na Base Nacional Comum Curricular: conceitos em disputa. (Orgs.) LIB NEO, Ed. Cegraf UFG, (Vol. 2). 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Neto Oliveira Peixer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.