O A importância do Movimento Corporal na Educação Infantil

Autores

  • Jessica Camila da Silva Almeida Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Palavras-chave:

Educação Infanti, Ação Docente

Resumo

 O presente artigo aborda o movimento corporal na educação infantil e como o professor pode contribuir para o desenvolvimento da mesma. A infância é uma fase extremamente importante para o indivíduo, pois nesse período é proporcionado as crianças experiências que podem contribuir ou não as outras fases da vida. Os movimentos aprendidos durante os primeiros anos da infância caracterizam a base para as aprendizagens numa fase posterior. As habilidades motoras que a criança adquire numa fase inicial são aperfeiçoadas na idade adulta. É na escola que estas experiências são vivenciadas, por meio de atividades lúdicas que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Um bom trabalho com a motricidade desde a educação infantil proporcionará à criança realizar com facilidade atividades do dia a dia para se tornarem mais independentes, além de passarem pelo processo de alfabetização com um desempenho significativo, com mais segurança e destreza. Daí a importância da estimulação para o desenvolvimento cognitivo infantil. As habilidades básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que é tão importante no processo ensino-aprendizagem. Para que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular seus alunos no desenvolvimento de tal processo. Sendo assim fica explicito a importância da motricidade e do desenvolvimento motor na educação infantil.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.