PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS/FACED/UFAM E A RESSIGNIFICAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC
Palavras-chave:
Formação de Professores Indígenas, Programa Residência Pedagógica, Programa Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras IndígenasResumo
Este trabalho apresenta as reflexões para construção do Projeto e a execução das ações do Programa Residência Pedagógica (2018), fundamentado tanto nos direitos à educação escolar indígena, quanto nas orientações do Novo Ensino Médio e BNCC, voltado aos acadêmicos das Turmas Alto Rio Negro e Alto Solimões, da Graduação Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas. Ao final, foi demonstrada a articulação entre Direitos à Educação Escolar Indígena e à Política de Gestão Territorial, na formação de Gestores/professores/lideranças, dentre outros, das Comunidades/Aldeias para conduzirem seus projetos de futuro/Itinerários Formativos, conforme “O Bem Viver” de cada povo.
Referências
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SANTOS, Jonise Nunes; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Educação Escolar Indígena em Manaus (2005-2011). Manaus: Valer/FAPEAM, 2016.
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