PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS/FACED/UFAM E A RESSIGNIFICAÇÃO DE POLÍTICAS DO MEC

Autores

  • JONISE NUNES SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Ana Cláudia Araújo Diniz
  • Ana Paula Diniz

Palavras-chave:

Formação de Professores Indígenas, Programa Residência Pedagógica, Programa Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas

Resumo

Este trabalho apresenta as reflexões para construção do Projeto e a execução das ações do Programa Residência Pedagógica (2018), fundamentado tanto nos direitos à educação escolar indígena, quanto nas orientações do Novo Ensino Médio e BNCC, voltado aos acadêmicos das Turmas Alto Rio Negro e Alto Solimões, da Graduação Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas. Ao final, foi demonstrada a articulação entre Direitos à Educação Escolar Indígena e à Política de Gestão Territorial, na formação de Gestores/professores/lideranças, dentre outros, das Comunidades/Aldeias para conduzirem seus projetos de futuro/Itinerários Formativos, conforme “O Bem Viver” de cada povo.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Araújo Diniz

Licenciada e mestre em Geografia. Atualmente atua no Ensino Básico da rede pública do Estado do Amazonas.

Ana Paula Diniz

Mestranda do Curso de Educação da Universidade Federal da Grande Dourado – UFGD

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.747, de 5 de junho de 2012. Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI. Brasília, 2012.

BRASIL. Parecer no 13, de 10 de maio de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, 2012.

BRASIL. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília, 2018.

BRASIL. Edital Capes nº 6/2018. Residência Pedagógica. Brasília, 2018.

SANTOS, Jonise Nunes; PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto. Educação Escolar Indígena em Manaus (2005-2011). Manaus: Valer/FAPEAM, 2016.

SANTOS, Jonise Nunes. Políticas Linguísticas e Docência Indígena no estado do Amazonas. 2021. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Letras. Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.