PIBID QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E PERCEPÇÕES DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Grazielle Alves dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Leandro Nériton Cândido Máximo IFGoiano - Campus Urutaí
  • Sílvia Vaz Fernandes de Castro
  • Christina Vargas Miranda e Carvalho

Palavras-chave:

Ensino de Química; Formação Docente; Tecnologias Digitais

Resumo

Esse texto tem como objetivo relatar o desenvolvimento das atividades realizadas no âmbito do PIBID subprojeto Química do IFGoiano - Campus Urutaí, realizadas no contexto de pandemia da COVID 19 e do Ensino Remoto Emergencial. Destaca-se na discussão a importância das atividades do PIBID para a formação do/a licenciando/a que se prepara para o exercício da docência. Essa experiência formativa permitiu a compreensão da educação à distância e das tecnologias digitais como ferramentas para o ensino de Química, propiciando ainda, reflexões e discussões enriquecedoras acerca das práticas pedagógicas em tempos pandêmicos.

Referências

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 222-238, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC, 2020.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.