A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO:
UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI
Palavras-chave:
Formação docente, Professores dos anos iniciais, Política de formação de professores, Educação no MercosulResumo
O trabalho em tela propõe-se a refletir sobre a política de formação de professores para os anos iniciais da educação básica, com um recorte entre Argentina, Brasil e Paraguai, países membros do Mercosul, analisando suas leis mais amplas e gerais voltadas à educação desta tríade de contextos. Com uma abordagem qualitativa, a investigação tem na pesquisa documental embasada por Cellard (2008) sua principal fonte de dados e utiliza-se da escolha metodológica de estudo comparado fundamentado por Bonitatibus (1989) e Franco (2000). Buscamos estabelecer aproximações e distanciamentos através da comparação das políticas nos referidos países e de seus normativos mais gerais sobre a educação.
Referências
ARGENTINA. Lei nº 26.206, de 27 de dezembro de 2006. Ley de Educación
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BONITATIBUS, Suely Grant. Educação Comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU, 1989.
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<http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf?sequ
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CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. p. 295-316.
FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: questões teóricas metodológicas sobre os estudos comparados. In: Educação & Sociedade. Ago. 2000, v. 2 1, n.º72, p. 197-230. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdf. Acesso em: 02 dez. 2021.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2022.
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