FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: NOVAS PRÁTICAS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Cinara Rick UERGS
  • Diana Patrícia Mauer UERGS
  • Vanessa Silva Bernardes UERGS
  • Dr. Leandro Forell UERGS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Redes Sociais, Formação Continuada

Resumo

O presente resumo evidencia um recorte da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, na qual, teve como produto uma rede social para compartilhamento de saberes de professoras do litoral norte do RS, visto que, o contexto pandêmico corrobora para esta nova prática de formação continuada de modo colaborativo e virtual. Foi através da metodologia de um grupo focal que discussões sobre as práticas de professoras da Educação Infantil acerca da cultura local ganharam direcionamentos para a definição desse produto do mestrado.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: v 3. Brasília: MEC, 2017.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4a ed., 2002.

IMBERNÓN, Francisco et al. Reflexões sobre o conhecimento na formação de professores em comunidade de prática. Revista Iberoamericana de Educación, vol.82, n.1, p. 161-172, 2020.

PEIRANO, Marisa. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez, 2014.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.