FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES:

limites e possibilidades do Documento Curricular do Território Maranhense

Autores

  • Vitoria Raquel Pereira de Souza Universidade Federal do Pará
  • Severino Vilar de Albuquerque Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Formação continuada., Alfabetização, Currículo

Resumo

Trata-se de pesquisa realizada no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), entre os anos de 2019-2021, analisamos a formação continuada dos professores alfabetizadores do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP-60 lições) em São Luís, Maranhão. Neste resumo exploraremos apenas uma das seções da dissertação, que analisa o “Documento Curricular do Território Maranhense: para Educação Infantil e o Ensino Fundamental” (DCTMA), apreendendo os conceitos teórico-práticos sobre alfabetização seus limites e possiblidades para uma prática de alfabetização discursiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa, apoiada na análise documental e de conteúdo. Concluímos com a análise do DCTMA que este apresenta os encaminhamentos das políticas educacionais direcionadas pelo Ministério da Educação, alinhavados aos ditames dos Organismos Internacionais o qual tem cadência nas aspirações de mercado notados na estrutura curricular e instituições parceiras via União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), focados num modelo racionalista, instrumental e utilitarista de ensino, coisificando o trabalho docente, por meio do ensino (neo)tecnicista que expropria o professor de pensar e planejar a realidade escolar em que vive, pois é impelido a utilizar os pacotes prontos em sua sala de aula.

Biografia do Autor

Severino Vilar de Albuquerque, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com obtenção de título em 2013. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UUEMA). É professor do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão, onde atua como docente e pesquisador. É Líder/Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente (GEPGEFOP) - DGP/CNPq. Tem experiência na área de Educação, no âmbito da qual vem desenvolvendo estudos e pesquisas com ênfase em: Planejamento e política educacional; Gestão da educação e da escola; Formação de Professores e trabalho docente; e avaliação na educação básica.

Referências

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 02. Formação de professores/as: a alfabetização como foco.