FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES:
limites e possibilidades do Documento Curricular do Território Maranhense
Palavras-chave:
Formação continuada., Alfabetização, CurrículoResumo
Trata-se de pesquisa realizada no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), entre os anos de 2019-2021, analisamos a formação continuada dos professores alfabetizadores do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP-60 lições) em São Luís, Maranhão. Neste resumo exploraremos apenas uma das seções da dissertação, que analisa o “Documento Curricular do Território Maranhense: para Educação Infantil e o Ensino Fundamental” (DCTMA), apreendendo os conceitos teórico-práticos sobre alfabetização seus limites e possiblidades para uma prática de alfabetização discursiva. A pesquisa tem abordagem qualitativa, apoiada na análise documental e de conteúdo. Concluímos com a análise do DCTMA que este apresenta os encaminhamentos das políticas educacionais direcionadas pelo Ministério da Educação, alinhavados aos ditames dos Organismos Internacionais o qual tem cadência nas aspirações de mercado notados na estrutura curricular e instituições parceiras via União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), focados num modelo racionalista, instrumental e utilitarista de ensino, coisificando o trabalho docente, por meio do ensino (neo)tecnicista que expropria o professor de pensar e planejar a realidade escolar em que vive, pois é impelido a utilizar os pacotes prontos em sua sala de aula.
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