A POTÊNCIA DOS PODCASTS COMO CIRCULAÇÃO CIENTÍFICA, RESISTÊNCIA, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Roberta Guimarães Teixeira PPGEDU/ FFP UERJ
  • Rafaela PPGEDU/ FFP-UERJ
  • Talita PROPED/ UERJ

Palavras-chave:

Pandemia Podcast Docência.

Resumo

Considerando o caos instalado pela pandemia de Covid-19 e as inúmeras e novas demandas que nos foram impostas de um dia para o outro, esse texto tem por objetivo mostrar a potência dos podcasts como circulação científica e importante ferramenta de criação e divulgação de ‘conhecimentossignificações’ necessários às práticas docentes contemporâneas. Criado em 2020, o podcast “Cotidianos e Currículos” se apresenta como possibilidades de narrativas e conversas que valorizam as vozes, as histórias e os ‘saberesfazeres’ de docentes e pesquisadores em múltiplos ‘espaçostempos’ e redes educativas.

Referências

ALVES, Nilda. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In Alves, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. S. Paulo: Cortez, 2019: 115 – 133.

______; OVELHA, Izadora Agueda; MELLO, Fernanda. Pesquisas na pandemia e os artefatos da cibercultura. Revista Espaço do Currículo (online). v. 14, ESPECIAL, p. 01-10, DEZEMBRO, 2021.

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente - questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019: 19-46.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos.2015. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et alli; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

NOLASCO-SILVA, Leonardo; LO BIANCO, Vittorio. Docências em tempos de cibercultura, 2021. Disponível em www.tecnodocencias.com/ava/index.php. Acesso em 13 maio 2021.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.