O Que Dizem as Publicações sobre o Trabalho Docente no Brasil (2016-2019)

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente; Carreira; Precarização.

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir o que a literatura atual vem debatendo sobre o tema trabalho docente no Brasil, no período de 2016 a 2019. A pesquisa tem como base empírica o portal de periódicos CAPES. Dentre as questões em voga sobre o trabalho docente destacam-se, a carreira docente, a precarização do trabalho docente e a valorização profissional. Ao analisarmos estes aspectos, identificamos que os artigos em sua maioria fazem uma análise crítica sobre o trabalho docente e a forma como o Estado implementa os programas educacionais. Poucos autores adotam um posicionamento de concordância com os programas educacionais em vigor no Brasil.

Biografia do Autor

Motta, Universidade do Oeste de Santa Catarina: Joaçaba, SC, BR

Possui graduação em Pedagogia - Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Especialização em Gestão e Educação Ambiental - Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011), Ensino de Ciências - Instituto Federal de Santa Catarina (2012), Mídias na Educação - Instituto Federal de Santa Catarina (2013), Coordenação Pedagógica - Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Orientação Educacional - Faculdade de Educação São Luís (2018), Gestão Escolar - Faculdade de Educação São Luís (2018) e Educação Especial - Faveni (2022). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e doutoranda em Educação pelo mesmo programa. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas públicas de avaliação educacional e accountability em países da América Latina." Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Martinelli , Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor nos Cursos de Graduação de Psicologia, Sociologia e Pós-graduação em Engenharia de Produção; e de Pós-graduação em Neuropsicologia, ambos na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Coordenador e Professor no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNOESC). Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE (UNOESC). Pesquisador da UNOESC no Grupo Educação, Políticas Públicas e Cidadania (linha: Estado e Políticas Educacionais); e no Grupo Psicologia e Processos de Saúde (linhas: Práticas sociais relativas à saúde; e Processos comportamentais e desenvolvimento humano). Graduado em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2014); e em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2019). Especialista em Gestão do Trânsito pela Faculdade Empresarial de Chapecó (2015); e em Neuropsicologia pela UNOESC (2021). Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela UNOCHAPECÓ (2017). Doutorando em Educação pela UNOESC (2019).

Simão, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutora (2022) e Mestre (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Membro integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) Unoesc; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul GEPPES Unoesc/Sul; da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Unoesc e da REDE GIEPES Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Supeior - UNICAMP. Atua na Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Consultoria em Gestão de Recursos Humanos e Projeto Social em parceria com Escola Pública e Setor Privado.

Referências

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KRAWCZYK, Nora Rut; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina nos anos de 1990: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.

MASSON, Gisele. Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente. Educação & Sociedade [online]. 2017, v. 38, n. 140 [Acessado 15 ago. 2020], pp. 849-864. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017169078>. Epub 25 maio 2017.

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SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de accountability em educação: perspectivas sobre a avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.