A GESTÃO DEMOCRÁTICA, O CURRÍCULO E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO E DA SOCIEDADE
Palavras-chave:
Políticas públicas, Gestão Democrática e Participativa, CurrículoResumo
Este trabalho resulta de pesquisas do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. É uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica. Explorou-se a teoria sobre gestão democrática e currículo, problematizando-se a sua relação. Responde-se: Que relações se podem estabelecer entre o currículo e a gestão democrática e qual o papel dos profissionais da educação nesse processo? Em suma, currículo e gestão democrática estão interconectados. São importantes numa perspectiva de integralidade do ser humano e da sociedade e espaços políticos, nos quais através da participação os profissionais da educação transformam ensino e sociedade.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 jan. 2021.
BRASIL.Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 30 jan. 2021.
BRASIL.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 30 jan. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019. 173 p.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo - Sp: Cortez Editora, 2009.
SACRISTÀN, José Gimeno; GÓMEZ, Ángel. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 400 p. Tradução de: Ernani F. da Fonseca Rosa.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adauton Ezequiel Müller, João Felipe, Andréa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.