A GESTÃO DEMOCRÁTICA, O CURRÍCULO E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO E DA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Gestão Democrática e Participativa, Currículo

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisas do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. É uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica. Explorou-se a teoria sobre gestão democrática e currículo, problematizando-se a sua relação. Responde-se: Que relações se podem estabelecer entre o currículo e a gestão democrática e qual o papel dos profissionais da educação nesse processo? Em suma, currículo e gestão democrática estão interconectados. São importantes numa perspectiva de integralidade do ser humano e da sociedade e espaços políticos, nos quais através da participação os profissionais da educação transformam ensino e sociedade.

Biografia do Autor

Adauton Ezequiel Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2010), Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade Pitágoras Unopar (Conclusão em 2017) e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Pitágoras Unopar (2019). Cursa Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Universidade Federal de Santa Maria (previsão de término em 2022). Atualmente é Servidor Técnico Administrativo em Educação, Assistente Social, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, atuando na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, na Política de Assistência Estudantil da UFSM. Tem experiência nas áreas da Saúde Mental, Educação e Assistência Estudantil. Integra o "INTERFACES: Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade".

João Felipe, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014). Possui o Curso de Formação de Sargentos de Carreira pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e Qualificação em Intendência pela Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro (2009); Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016); aperfeiçoamento em Gestão Financeira pela FBV (2019). Tem experiência na área de Defesa, Ciências Sociais Aplicadas, Educação, atuando principalmente nas seguintes funções: Gestão Orçamentária, Financeira e Políticas Públicas Educacionais. Atualmente, mestrando profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GESTAR-CNPq).

Andréa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Pedagogia, habilitação Pré-Escola pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor Associado 4 do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, abordando principalmente as seguintes temáticas: psicologia educacional, relações de gêneros e diversidades sexuais, educação a distância, tecnologias e Educação, políticas públicas e gestão da Educação Básica e Superior. É líder do Grupo "INTERFACES: Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade". Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Referências

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 10. Direito à educação, justiça social, identidades e diversidade humana, cultural e ambiental: desigualdades sociais e processos formativos.