SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A PEDAGOGIA E A ATUAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO “TEMAS DE PEDAGOGIA, DIÁLOGOS ENTRE DIDÁTICA E CURRÍCULO (2012)”
Palavras-chave:
Pedagogia, Prática docente, Leituras para professoresResumo
A pesquisa faz parte de um projeto de iniciação científica em andamento e tem como objetivo verificar conceitos e significados atribuídos a Pedagogia e a atuação docente, difundidos em manuais pedagógicos publicados no Brasil a partir de 2010. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica e análise do livro Temas de Pedagogia: Diálogos entre didática e currículo (2012). Na análise procurou-se evidenciar como as discussões no campo de conhecimento foram estabelecendo condições para a Pedagogia e Prática Docente. Buscou-se responder a questão: Qual tem sido o papel atribuído a Pedagogia e Prática Docente a partir de 2010? Os livros trazem conhecimentos teóricos, reflexões e subsidiam o processo formativo, do mesmo modo que revelam o papel da Pedagogia e Prática Docente no contexto das reformulações curriculares e desafios na formação de professores no Brasil.
A pesquisa em manuais/livros pedagogicos possibilitam adentrar conhecimentos que fundamentam os modos pelos quais a área pedagógica e a atuação docente tem sido compreendida. A pesquisa em livros se justifica também pelo reconhecimento de que os livros se constituem em uma ferramenta e material empírico privilegiado para entender os elementos que têm marcado a trajetória da formação de professores no Brasil.A fonte de pesquisa utilizada nesse estudo é o livro selecionado para a análise apresentado a seguir.
Aspectos metodológicos da pesquisa
O início da pesquisa de caráter qualitativo e documental foi marcado pelo estudo exploratório em bibliotecas virtuais e sites de vendas de livros com os seguintes descritores: Pedagogia e Prática Docente. Inicialmente foram localizados tres livros, que foram escolhidos por responder ao tema da pesquisa e apresentar reflexões sobre a Pedagogia e Prática. Nesse texto, optou-se em apresentar apenas um dos tres livros escolhidos para a análise na integra. O livro foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin (2011), na qual a primeira etapa da pesquisa correspondeu a pré-análise e leitura flutuante do livro. Após essa etapa foram definidas as categorias de análise que são: Conceito de Pedagogia e Conceito de Prática Docente. As categorias de análise foram definidas afim de responder a problemática da pesquisa que é verificar quais tem sidos os significados atribuidos a Pedagogia e Prática no livro analisado.
Discussões e resultados da pesquisa
O livro Temas de Pedagogia: Diálogos entre didática e currículo, foi organizado por Libâneo e Nilda Alves e publicado em 2012 e tem como objetivo adensar as reflexões sobre a Pedagogia, articulando-a com a didática e o currículo. Uma característica presente é que os organizadores salientam a importância de refletir sobre a prática, não separando a teoria da prática.
Sobre o conceito de Pedagogia, salientam que a Pedagogia corresponde às reflexões, análises e estudos baseados nas ações/práticas educativas, sem excluir os fatores histórico-sociais. Afirmam que a Pedagogia enquanto ciência recorre às contribuições de outras ciências que têm em comum a educação. Portanto, os autores reconhecem que a educação é o objeto de estudo da Ciência Pedagógica. A essência da Pedagogia defendida no livro é de que as práticas educativas e sociais exigem dos educadores, intenções, ações e estratégias. Essa defesa tem sido enfatizado por pesquisadoras da área da formação de professores, como pode ser evidenciado abaixo:
Assim, uma aula ou um encontro educativo tornar-se-á uma prática pedagógica quando se organizar em torno de intencionalidades, bem como na construção de práticas que conferem sentido às intencionalidades. Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva, de forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos; será pedagógica à medida que buscar a construção de práticas que garantam que os encaminhamentos propostos pelas intencionalidades possam ser realizados (FRANCO, 2016, P. 536).
A Pedagogia para os autores do livro analisado é assumida como prática social, como sendo um campo de estudos sobre o fenômeno educativo. O objeto de estudo da pedagogia é a educação (ou, no plural, as práticas educativas), uma vez que une a teoria e a prática, e se rege em torno da práxis. A defesa portanto, é de que a práxis é aquele prática tecida pedagogicamente como defendido por FRANCO (2016). Pode-se dizer que a Pedagogia ao realizar a reflexão-ação sobre a atividade educativa, possibilita a orientação para a prática, a direção de sentido das práticas de formação humana, assumindo um viés político e crítico deixando de existir somente dentro das paredes da escola, mas em todo o contexto social. É papel da pedagogia como ciência compreender as práticas educativas.
Sobre o Conceito de Prática Docente no livro, vetificou-se a defesa de que uma vez que as práticas estão articuladas com os saberes, cabe ao professor:
[...] preparar aulas bem fundamentadas e ao mesmo tempo atraentes para os alunos; de criar situações problematizadoras e desafiadoras; de acompanhar cuidadosamente o desenvolvimento de seus alunos e registrar seus progressos e dificuldades; de preparar atividades e selecionar materiais adequados à superação das dificuldades encontradas; de programar a ampliação dos espaços de aprendizagem, valendo-se do espaço físico da comunidade e das pessoas-recurso nela disponíveis: variando os procedimentos e recursos (LIBÂNEO; ALVES, 2012, p.245).
Como definido pelos autores, o professor quando tem sua prática pedagogicamente fundamentada, desencadeia processos de aprendizagens, portanto, a profissionalidade docente não pode consistir na transmissão de conteúdos. O professor que se responsabiliza com o social, se compromete e articula sua prática docente aos projetos da escola, colocando sentido no processo de ensino-aprendizagem.
A prática é indissociável do pensamento e precisa mobilizar as ações mentais dos sujeitos, o que requer táticas, planejamento e ações pautadas no conhecimento teórico. As práticas pedagógicas e docentes dialogam entre si, com suas intencionalidades e particularidades. Do mesmo modo que as culturas da comunidade escolar estão impregnadas nas práticas e nos saberes dentro da escola. Cabe às práticas atender as necessidades e as demandas educacionais da comunidade em que está inserida. É importante pensar o professor como uma peça-chave para a mediação de aprendizagem dos alunos, a qual, organizam planejamentos pedagógicos compreendendo as necessidades e o processo de aprendizagem de cada aluno. Destaca-se no livro a ideia de que cabe ao professor realizar a mediação didática, desencadeando processos de aprendizagens e “acompanhando” as possibilidade múltiplas de experiências e conhecimentos.
É defendido que as práticas pedagógicas mediadas pelo professor, se desenvolvem sempre por meio de diálogos e estão inseridas em todo um esforço coletivo, envolvendo a participação de múltiplos agentes sociais. Assim, se faz necessário, práticas pedagógicas, como práticas sociais que se exercem com a finalidade de concretizar processos pedagógicos fundamentados, consequentemente, ocorrendo a concretização de processos educacionais, por meio, das práticas educativas reflexivas e críticas. Destacam-se também questões relacionadas ao enfoque epistemológico a ser usado pelo docente e pedagogo, a existência de recursos didáticos, a escolha de métodos e procedimentos.
Considerações Finais
Em relação aos significados atribuídos a Pedagogia pode-se afirmar que a Pedagogia não pode estar desvinculada da teoria e prática. A Pedagogia no livro analisado é conceituada como uma área de conhecimento e um campo teórico, vista como teoria geral da educação. Os autores do livro analisado reconhecem que a educação é o objeto de estudo da Ciência Pedagógica e um campo de ciência próprio (PIMENTA, 1996). Assim, cabe ao professor assumir o impacto e a intencionalidade de seu papel.
No que se refere aos significados atribuídos à Prática e atuação Docente nesses últimos anos destaca-se a ideia de que as práticas pedagógicas são constituídas por um conjunto complexo e multifatorial e precisam ser explícitas e objetivas em sua intencionalidade para ser um agente transformador dos processos de aprendizagem. Destacam-se também como significados atribuídos a Pedagogia e a atuação docente nesses últimos anos que o ensinar não pode ser considerado uma simples transmissão do conhecimento e que a atividade só é pedagógica quando envolve reflexão e ação, unidade teoria e prática e portanto, a práxis defendida por Vásquez (1997). A ação profissional de professores não deve ser uma mera atividade técnica, mas sim uma atividade teórica e prática, que tem como resultado uma prática pensada, tendo em vista a mediação entre o conhecimento e o aluno, sendo o professor e o pedagogo profissionais imprescindíveis na educação.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de: RETO, L.A.; PINHEIRO, A. São Paulo: Edições 70, 2011.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=en&nrm=is. Acesso em: 13 jul. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de Pedagogia. Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. et.al. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da praxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997
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