TRABALHO DE CAMPO E AULA EM CAMPO COMO METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Viviane de Oliveira Lavandeira Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) -Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Instituto de Geografia - Maracanã

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Aula em campo, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o trabalho de campo e aula em campo como metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a autora realizou uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de trabalho de campo e aula em campo e relacionou as teorias sobre esses conceitos com as experiências sobre aulas em campo com estudantes de escolas públicas do Complexo do Alemão e seu entorno (Rio de Janeiro).

Referências

OLIVEIRA, C. e SOUZA, R. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, jan./abr. 2009.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 04. Formação de professores/as para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.