REFERENCIAL TEÓRICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BREVE RELATO

O CONTEXTO DA TEORIA DO PROFESSOR PRÁTICO REFLEXIVO

Autores

  • Joceli Sousa UNIOESTE

Palavras-chave:

Formação; Reflexão; Referencial.

Resumo

O referencial teórico do professor prático reflexivo teve sua ascensão no Brasil na década de 1990, é pautado pelo pragmatismo de Dewey e sob a égide da epistemologia da prática. A pesquisa que ora aqui se apresenta, foi realizada por dois acadêmicos de Iniciação Científica do 4º ano do Curso de Pedagogia da UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu e fez parte da tese de doutoramento da autora. A pesquisa nas duas revistas, Educação & Sociedade e Cadernos CEDES foi de janeiro de 1995 até janeiro de 2015 para ver os artigos eram pautados por esse referencial ou pelo Materialismo dialético.

Referências

GENTILI, P. A. A. O Discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. (Orgs). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: visões críticas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo), 2002.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.