A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID UNINTER NO CONTEXTO VIRTUAL
UMA POSSIBILIDADE FORMATIVA?
Palavras-chave:
PIBID online, identidade docente, formação de professoresResumo
Este trabalho buscou compreender se, através do PIBID UNINTER no contexto virtual, foi possível mobilizar a profissionalização e a identificação docente nos integrantes do Programa. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Dessa forma, ao articular os três eixos nucleares do PIBID: os encontros formativos, a atuação nas escolas e a participação em eventos, pode-se inferir a efetiva identificação com a profissionalidade docente diante no referido Programa, possibilitando uma integração de forma crítica, autônoma, consciente e significativa.
Referências
DOMINSCHEK, Desiré Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O Pibid como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p.624-644, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650626/16839. Acesso em: 10 de junho de 2022.
GATTI, Bernadete A. et al. Um Estudo Avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 41: 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/issue/view/298/6. Acesso em: 10 de junho de 2022.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2022.
PEREIRA, André Henrique Boazejewski; WALKIU, Daiana da Silva; DOMINSCHEK, Desiré Luciane. PIBID UNINTER na perspectiva remota: as interações e implicações didático-metodológicas. In: VIII ENALIC. 8. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84936. Acesso em: 10 de junho de 2022.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: InterSaberes, 2012.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente, ANDES-SN, Universidade e Sociedade, n. 67, jan., 2021. p. 36 - 49. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Henrique Boazejewski Pereira, Daiana da Silva Walkiu, Desiré Luciane Dominschek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.