A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID UNINTER NO CONTEXTO VIRTUAL

UMA POSSIBILIDADE FORMATIVA?

Autores

  • André Henrique Boazejewski Pereira Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Daiana da Silva Walkiu Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Desiré Luciane Dominschek UNICAMP e Centro Universitário Internacional UNINTER https://orcid.org/0000-0001-9678-4230

Palavras-chave:

PIBID online, identidade docente, formação de professores

Resumo

Este trabalho buscou compreender se, através do PIBID UNINTER no contexto virtual, foi possível mobilizar a profissionalização e a identificação docente nos integrantes do Programa. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Dessa forma, ao articular os três eixos nucleares do PIBID: os encontros formativos, a atuação nas escolas e a participação em eventos, pode-se inferir a efetiva identificação com a profissionalidade docente diante no referido Programa, possibilitando uma integração de forma crítica, autônoma, consciente e significativa.

Biografia do Autor

Desiré Luciane Dominschek, UNICAMP e Centro Universitário Internacional UNINTER

Pós-doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Doutora em Educação(UNICAMP) pela mesma linha de concentração é pesquisadora do Grupo História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR-UNICAMP). Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição. Docente na UNINTER, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT).Tem experiência na área de Fundamentos da educação : História da Educação e políticas educacionais, Líder do Grupo de Pesquisa no Cnpq -GHESP História Educação sociedade e política com pesquisas ligadas aos seguintes temas : história das instituições escolares e não escolares, história do ensino profissional, pesquisa educacional ,trabalho do pedagogo e formação de professores. Atualmente coordena o setor de Pesquisa e publicações acadêmicas e o Comitê de Ética da UNINTER, também é coordenadora Institucional do Programa de Iniciação a docência da UNINTER .Pertence as seguintes associações acadêmicas e científicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC e Associação Nacional de editores Científicos -ABEC Orcid https://orcid.org/0000-0001-9678-4230

Referências

DOMINSCHEK, Desiré Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O Pibid como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p.624-644, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650626/16839. Acesso em: 10 de junho de 2022.

GATTI, Bernadete A. et al. Um Estudo Avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 41: 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/issue/view/298/6. Acesso em: 10 de junho de 2022.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2022.

PEREIRA, André Henrique Boazejewski; WALKIU, Daiana da Silva; DOMINSCHEK, Desiré Luciane. PIBID UNINTER na perspectiva remota: as interações e implicações didático-metodológicas. In: VIII ENALIC. 8. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84936. Acesso em: 10 de junho de 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente, ANDES-SN, Universidade e Sociedade, n. 67, jan., 2021. p. 36 - 49. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.