UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Autores

  • Leila da Silva Azevedo Reis Prefeitura Nova Iguaçu
  • Edicléa Mascarenhas UERJ

Palavras-chave:

Pibid; COVID -19; Educação especial.

Resumo

O artigo abordou o contexto educacional durante o período de pandemia e o trabalho realizado com os alunos da sala de recursos da Escola Municipal Maximiano Ribeiro da Silva – CIEP 071 da rede pública do município de Nova Iguaçu em meio ao cenário da COVID-19, discutindo o processo de educação em situação de isolamento social. Buscou-se compreender como ocorreu o processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiências através do ensino remoto. Iniciamos em 2020 uma parceria com o PIBID através do CAPES e ancoramos nossa pesquisa nos livros, artigos e reflexões dos autores: Emilia Ferreiro, Edicléa Mascarenhas, Rosita Edler Carvalho, Vera Lucia Messias Fialho Capellini e Edgar Morin.

Biografia do Autor

Edicléa Mascarenhas , UERJ

Autor 2 - Doutora em Ciências pela FIOCRUZ, Mestre em Educação pela UERJ, Psicóloga pela UFRJ e Pedagoga pela UNIGRANRIO. professoraediclea.uerj@gmail.com

 

Referências

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Educação Especial. Vol.2. O processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência intelectual. CEDERJ, Rio de Janeiro, 201-?

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192 acessado em 20/12/2020.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.