RELAÇÕES ENTRE OS ESPAÇOS VIVIDOS E O DIREITO À APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE VITÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Lugar, Direito à aprendizagem

Resumo

Este estudo busca analisar a relação entre os espaços vividos – a partir do conceito geográfico de Lugar – e o direito à aprendizagem de jovens e adultos (EJA) empobrecidos da rede municipal de educação de Vitória (ES) em salas de aula descentralizadas. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa-ação como mecanismo de reflexão-ação sobre esses contextos. Fundamenta-se em Arroyo (2017) e Calvacanti (2019) para estabelecer conexões entre as práticas pedagógicas dos lugares de vivência desses estudantes.

 

Referências

O trabalho é proveniente de estudos do grupo de estudos em educação, pobreza e desigualdade social (GEEPDS/UFES).

ARROYO, M. G. Passageiros da Noite: do trabalho para EJA. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.

CARARO, M. F. O programa mais educação e suas interfaces com outros programas sociais federais no combate à pobreza e à vulnerabilidade social: intenções e tensões. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2015.

CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social: Alfa Comunicação, 2019.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.