TRABALHO COLETIVO E OS TEMPOS PEDAGÓGICOS: UM DESAFIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Rodrigo Capparelli Fonsêca Unicamp
  • Fernando Cardoso da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Mara Regina Lemes de Sordi

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação integral, Qualidade social

Resumo

A pesquisa busca problematizar os desafios da gestão democrática frente a um trabalho docente coletivo atravessado pela experiência de implementação uma escola de educação integral em Campinas/SP. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada por um estudo de caso etnográfico cujos procedimentos metodológicos consistem na observação participante e intensiva da prática e do trabalho pedagógico na/da escola. O envolvimento com cotidiano da escola tem permitido identificar tensionamentos que subjazem as relações dinâmicas entre os trabalhos pedagógicos individuais e coletivos que marcam a prática e a qualidade escolares.

Referências

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 08. Formação de Gestores/as Escolares, gestão democrática, financiamento da educação e qualidade social.