A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SURDO DE LETRAS LIBRAS

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Adriana Alves Novais Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO DE SURDOS, LETRAS LIBRAS, FORMAÇÃO DOCENTE

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir, de forma resumida, os processos formativos do professor surdo de Libras, seus desafios e possibilidades. Trata-se da síntese de um capítulo teórico de uma tese de doutorado que discute os sentidos de aprender e ensinar Libras de estudantes surdos de um curso de licenciatura em Letras Libras. A pesquisa parte do fato de que embora haja uma vasta gama de pesquisas envolvendo formação de professores ouvintes nas mais diversas áreas, pouco tem sido explorada a especificidade da formação do professor surdo. Nesse sentido, buscamos contribuir com o debate que trata da obrigatoriedade do ensino de Libras na Educação Básica como condição para a inclusão do estudante surdo nas escolas regulares e para a atuação desse professor e participação no processo pedagógico e curricular das escolas seja efetivado.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.