ACESSIBILIDADE E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES SURDOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rachel Capucho Colacique UNIRIO
  • Patrícia da Costa Menezes Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
  • Leonardo Conceição Gonçalves Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Palavras-chave:

Bilinguismo, Surdez, Materiais Didáticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das iniciativas desenvolvidas durante o período emergencial de ensino remoto para surdos, estudantes do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. No presente texto, procuramos apresentar os desafios e as abordagens metodológicas utilizadas pela equipe de professores para a produção de materiais didáticos impressos, uma vez que a maioria dos estudantes não dispunham de acesso à internet, que buscassem contemplar as especificidades dos indivíduos surdos e as limitações linguísticas dos estudantes atendidos.

Biografia do Autor

Patrícia da Costa Menezes, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Professora EBTT do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ

Leonardo Conceição Gonçalves, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Professor EBTT do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Referências

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.