O DESENROLAR DE UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial; Projetos Interdisciplinares; Experiências da profissão.

Resumo

Esta investigação tem como objetivo analisar a gênese e o repertório de saberes constituídos por licenciandos que integram o Grupo PET Conexões de Saberes da UFF e que, junto à comunidade escolar, desenvolvem projetos de trabalho inspirados pela perspectiva interdisciplinar, bem como investigar os percursos formativos e os saberes experienciais tecidos por professores, egressos do referido Grupo, entre 2020 e 2022. Será utilizada a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, privilegiando o contato direto da pesquisadora com os ambientes investigados: escola e universidade, considerando o período da pesquisa com a pandemia.

Biografia do Autor

Cyntia de Souza Bastos Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com apoio CAPES/CNPq. Membro dos grupos de pesquisa Currículo, Docência e Cultura - UFF e Formar - Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas UFF/CNPq. Graduada em Pedagogia e especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Educacional e Psicopedagogia Institucional. Trabalha a 28 anos no magistério atuando como professora do Ensino Básico, orientadora e psicopedagoga educacional do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, coordenadora e professora do Ensino Superior da licenciatura em Pedagogia, na rede de Ensino Superior - FAETERJ/RJ. 

Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense

Professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Facudade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT, referentes aos temas: formação de professores e práticas pedagógicas; saberes docentes; profissionalização docente; educação e interdisciplinaridade; desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o grupo de pesquisa Formar/CNPq e o núcleo de Didática e Formação de professores da UFF. Integra o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e, desde 2014, é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu.  

Referências

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Edu-car em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017.

LÜDKE, M. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p.111-133, jan/jun de 2013.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 2.ed. 2018.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. v. 47, n. 166, out/dez, 2017.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 95.

REZENDE, C. de S. B.; VASCONCELLOS, M. Rememorar é transcender: um diálogo com licenciandos do grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Fluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, p. 1569-1584, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.