O DESENROLAR DE UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Formação Inicial; Projetos Interdisciplinares; Experiências da profissão.Resumo
Esta investigação tem como objetivo analisar a gênese e o repertório de saberes constituídos por licenciandos que integram o Grupo PET Conexões de Saberes da UFF e que, junto à comunidade escolar, desenvolvem projetos de trabalho inspirados pela perspectiva interdisciplinar, bem como investigar os percursos formativos e os saberes experienciais tecidos por professores, egressos do referido Grupo, entre 2020 e 2022. Será utilizada a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, privilegiando o contato direto da pesquisadora com os ambientes investigados: escola e universidade, considerando o período da pesquisa com a pandemia.
Referências
GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Edu-car em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR.
GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017.
LÜDKE, M. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p.111-133, jan/jun de 2013.
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 2.ed. 2018.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. v. 47, n. 166, out/dez, 2017.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 95.
REZENDE, C. de S. B.; VASCONCELLOS, M. Rememorar é transcender: um diálogo com licenciandos do grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Fluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, p. 1569-1584, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cyntia de Souza Bastos Rezende, Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.