EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL:
DIÁLOGOS E O CRUZAR DE FRONTEIRAS
Palavras-chave:
atuação docente, Educação Física, projeto de extensãoResumo
O referido trabalho tem por objetivo reunir e refletir sobre as ações de extensão desenvolvidas no contexto do projeto “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil” (EEFD/UFRJ), com recorte para o levantamento dos sujeitos envolvidos nos diálogos realizados. o projeto está configurado por três grandes cenários: Ensino, Produções Pedagógicas e Formação. Utilizando os meios de comunicação virtual como potencialidade, as ações em destaque buscaram aproximar a Universidade e os demais espaços da sociedade, através da materialização de diálogos e saberes, concretizando o cruzamento de fronteiras para a criação de um Terceiro Espaço.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: <https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2022.
SANTOS, Mariana; Sarti, Renato. Extensão Universitária, Educação Física e Produção Docente: A Experiência com Fotos Comentadas. Revista Extensão & Sociedade. edição 2020.2. p. 87 - 97. Disponível em:
SANTOS, Mariana. et al. O Projeto de Extensão “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil” e Seu Plano De Atividades no Período de Isolamento Social. CEPEFI/2020, 18/ e 19 de novembro. Disponível em:
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laiane Caldeira Barbosa , Vitória Vargas Georg , Renato Sarti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.