NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCRITA DE SI COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nayara Teixeira Barbosa de Matos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Machado Prado

Palavras-chave:

Formação docente, Saberes docentes, Ensino de ciências

Resumo

Escrever sobre sua trajetória durante os processos de formação continuada, permite ao docente um olhar privado sobre os caminhos percorridos para a construção de sua identidade profissional. Assim, com a finalidade de dialogarmos sobre a experiência profissional docente como prática formativa, discute-se no presente trabalho aspectos que evidenciam a maneira como o saber da experiência e o saber da ação pedagógica se integraram ao trabalho docente no cenário de sua trajetória. As narrativas evidenciaram o modo como esses saberes estão intimamente interligados à formação profissional docente, e a importância de que tais saberes sejam explicitados durante os processos de formação continuada

Referências

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS. J. F.; MALO, A.; SIMARD, D.; Por Uma Teoria da Pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

LEIRO, A.C.R.; SOUZA, E. C. (org) Educação Básica e Trabalho Docente: Políticas e Práticas de Formação. 1. ed. Salvador: Edufba, 2012.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 04. Formação de professores/as para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.