AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS E ENSINO ACESSÍVEL:

ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Paula Batista da Trindade UFRN
  • Lisiê UFPB/UFRN
  • Guacira UFRN

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Laboratórios de aulas práticas, Ensino superior

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que tem como objetivo identificar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da UFRN, quais os elementos didáticos contribuem para um ensino acessível. O propósito é contribuir para reflexões sobre a formação continuada do docente universitário à luz da perspectiva educacional inclusiva, com vistas a permanência com qualidade dos estudantes com deficiência na Universidade.

Referências

BRASIL. Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília: Presidência da República, 29 dez 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 27 abr. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução nº 026/2019-CONSUNI, de 11 de dezembro de 2019, que institui a Política de Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Disponível em: https://sigrh.ufrn.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf Acesso em: 23 mar. 2021.

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.