A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR EM ASSÚ/RN
REDES DE SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Pandemia Covid-19; Redes de solidariedade.Resumo
Este trabalho resulta de pesquisas realizadas no âmbito da formação inicial de professores no curso de Pedagogia/PARFOR, trazendo para discussão redes de solidariedade criadas no processo formativo, especialmente no período de pandemia da COVID-19, que colocou em suspensão a maioria das atividades profissionais, inclusive as docentes. Por meio de conversas com os professores-cursistas identificamos processos criativos no processo formativo, com destaque para o uso das tecnologias informáticas, tanto para a continuidade da formação inicial, como para a realização de atividades práticas exigidas pelo curso.
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Canindé da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.