A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR EM ASSÚ/RN

REDES DE SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Francisco Canindé da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Formação inicial de professores; Pandemia Covid-19; Redes de solidariedade.

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisas realizadas no âmbito da formação inicial de professores no curso de Pedagogia/PARFOR, trazendo para discussão redes de solidariedade criadas no processo formativo, especialmente no período de pandemia da COVID-19, que colocou em suspensão a maioria das atividades profissionais, inclusive as docentes. Por meio de conversas com os professores-cursistas identificamos processos criativos no processo formativo, com destaque para o uso das tecnologias informáticas, tanto para a continuidade da formação inicial, como para a realização de atividades práticas exigidas pelo curso.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.