O PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR POLIVALENTE EM EJA (2001 a 2014): O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO – CEM CONTA SUA HISTÓRIA

Autores

  • KATIA CRISTINA UFJF

Palavras-chave:

CEM, EJA, Polivalência

Resumo

A presente pesquisa, em curso, no Programa de Mestrado em Educação (PPGE/UFJF), intenciona a uma primeira aproximação do movimento histórico protagonizado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), no que se refere à proposta curricular polivalente da instituição. Fundado em 1990, hoje é a única escola da rede municipal de Juiz de Fora que oferece, predominantemente e de forma presencial nos três turnos, a EJA. A sua (re)afirmação, neste âmbito, efetivou-se por meio da singular arregimentação na (re)constituição dos currículos praticados. Após os iniciais percursos investigativos, delimitou-se o enfoque temporal entre 2001 e 2014.

 

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

. Professores e Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa cientifica. 12.ed. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001.

JUIZ DE FORA. Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Novo organograma – SE/PJF, 2014.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.