EXPERIÊNCIAS DOCENTES E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Virginia Schindhelm Universidade Federal Fluminense - Professora adjunta
  • Drª Maria Luisa Furlin Bampi Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado Rio de Janeiro/professora adjunta https://orcid.org/0000-0003-1919-0230

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado;, Experiências de Formação;

Resumo

O texto apresenta e reflete sobre experiências vividas, em formato virtual, nas disciplinas de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, das licenciaturas em Pedagogia, de duas universidades públicas fluminenses, durante a pandemia da Covid 19. Os encontros semanais receberam profissionais experientes no trabalho com infâncias, que narraram suas vivências, práticas, didáticas e metodologias. Foram ricas interações, todavia sem crianças e sem escolas. O Estágio, pelas narrativas docentes, registrou um novo modo de formação e a universidade se apresentou como um lugar de contar e de fazer.

Biografia do Autor

Drª Maria Luisa Furlin Bampi, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado Rio de Janeiro/professora adjunta

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Assistente no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos campos Estágio Supervisionado, Educação Infantil e Psicologia da Educação.(UERJ/FFP/DEDU) .

Referências

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de Professoras e pesquisaformação: círculo virtuoso narrativaescuta. In: Formação de Professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas educativas na América Latina. SANGENIS, L. F. C.; De Oliveira, E. F.; CARREIRO, H. J. S. (orgs.) Rio de Janeiro: EdUERJ. 2018. 31-50.

FINGER, Matthias; NÓVOA, António. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSSA, Jorge (org.) Elogio da escola. tradução Fernando Coelho. 1ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

LIMA, Patricia de Moraes. Ser e ter: a produção de sentidos – por uma topologia das infâncias e suas relações com a escola. In: LARROSSA, Jorge (org.) Elogio da escola. tradução Fernando Coelho. 1ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017. p. 299-312. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

MACHADO, Antonio. Cantares. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/livro/antonio-machado>. Acesso em: 12 jun. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino; FORNARI, Liege Maria Sitja. Colégio Nossa Senhora do Carmo: memória, história institucional e representações sobre a formação docente. In: FERRAZ, Jaci Maria et al. Educação na Bahia: memória, registros, testemunhos. Salvador: EDUNEB, 2005. p. 347-356.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Psicologia e Pedagogia)

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.