A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Nilda da Silva Nogueira FME - Fundação Municipal de Educação de Niterói
  • Fernanda Lopes Braga Fundação Municipal de Niterói
  • Lucília Augusta Lino de Paula UERJ

Palavras-chave:

Formação Continuada online; Período pandêmico; Educação Infantil.

Resumo

Com relatos de experiências sobre vivências formativas de professores durante a pandemia, (online) em uma Unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Niterói, no Rio de Janeiro, e participação de duas profissionais da educação, participantes de um grupo de pesquisa iniciou-se uma investigação através de reflexões acerca do tema, Formação Continuada de Professores na Educação Infantil, buscando documentos e autores que contribuíssem na expansão do conhecimento sobre a temática, ampliando a reflexão sobre esse tema relevante, no período pandêmico.

 

Referências

ANFOPE. Política de formação e valorização dos profissionais da educação: Resistências propositivas à BNC da Formação inicial e continuada, 2021. Disponível em . Acesso em: 08/06/2022.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Dom Quixote. Lisboa, 1995

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Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.