A Frente Nacional pela Revogação da BNC-Formação encaminhou ao CNE, com cópia para a SESU/MEC e SEB/MEC MANIFESTO pela REVOGAÇÃO da BNC-FORMAÇÃO (veja aqui) com 580 assinaturas institucionais. Nova adesões pelo endereço a baixo.
Comunicamos a criação da Frente Nacional pela REVOGAÇÃO das Resoluções 2/2019 e 1/2020 e a imediata retomada da Resolução 2/2015, em reunião no dia 30 de março, com a presença das seguintes entidades nacionais representadas por seus presidentes ou por diretores por elas indicados:
MONAPE – Movimento Nacional pela defesa da formação de professores/as – curso de Pedagogia
ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos profissionais da educação
ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
SBEM – Sociedade Brasileira de Educacao Matemática
ANPOF – Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia
FORPARFOR – Fórum dos coordenadores institucionais do PARFOR
SBEnQ – Sociedade Brasileira de Ensino de Química
SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia
ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino
FORPIBID – Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica
ANPUH Brasil – Associação Nacional de História
FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação
ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação
ABdC – Associação Brasileira de Currículo
CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade
ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização
ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
ExNEPE – Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia
Na Reunião, convocada por iniciativa do MONAPE, após discussão, por unânime adesão, foram deliberadas as seguintes ações:
Encaminhar Ofício ao MEC/CNE – subscrita por todas as entidades presentes, reivindicando a revogação das Resoluções 2/2019 e 1/2020 e a imediata retomada da Resolução 2/2015 e a participação no GT- Formação de Professores, criado pela Portaria 587, das entidades que subscrevem o Ofício;
Elaborar e divulgar amplamente uma CARTA apresentando a Frente, seus objetivos e conclamando as entidades para se inserirem no movimento. Para tal, foi criada uma Comissão de Redação da Carta, composta por MONAPE, ANFOPE, ANPUH, ANDIPE, ExNEP, SBEM, SBEnQ. A previsão é da minuta da Carta estar pronta em 10 de abril, quando será disponibilizada para as demais entidades fazerem suas considerações e na reunião do dia 14/04 ser aprovada. Quando divulgada, faremos campanha para a adesão à Carta.
Produzir cards para divulgação nas redes sociais e incentivar a mobilização.
Mobilizar os parlamentares – encaminhar a carta e talvez articular uma audiência pública
Criação de e-mail da Frente para agilizar a comunicação entre os as entidades-membros e o encaminhamento de Ofícios, convocações e recebimento de novas adesões.
Data da próxima reunião da Frente – com mais entidades – será no dia 14/04 às 9 horas.
A Frente Nacional começou forte e seguirá mobilizada até atingir seu principal objetivo: a revogação das Resoluções 2/2019 e 1/2020 e a imediata retomada da Resolução 2/2015, em consonância com as propostas da CONAPE 2022, da Carta de Natal e da Carta do Rio (XIII Seminários Nacional de Formação de Professores) e com a defesa da escola pública, democrática, laica, inclusiva, gratuita e de qualidade socialmente referenciada e de uma formação de professores/as que atenda as demandas formativas de crianças, jovens, adultos e idosos.
Seguimos juntos!